Unreal Engine
Unreal Engine é um motor de jogo desenvolvido pela Epic Games,
usado pela primeira vez em 1998 no jogo de tiro em primeira pessoaUnreal,
ele tem sido a base de muitos jogos desde então. Embora usado inicialmente
para jogos de tiro em primeira pessoa, ele tem
sido usado com sucesso em uma grande variedade de gêneros de jogos.
Seu núcleo é
escrito em C++,
possibilitando a portabilidade. Suporta múltiplas plataformas, incluindo Microsoft
Windows, Linux, Mac OS e Mac OS X em
computadores pessoais, e os consoles Dreamcast, GameCube, Wii, Wii U, Xbox, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 2, PlayStation 3, Playstation 4 e Nintendo
Switch.
Unreal Engine 1
Lançado em
1998, seu primeiro jogo foi Unreal, continha renderização, detecção de colisão, inteligência artificial, sistema de redes
e sistema de arquivo. Usava a Glide API ao
invés de OpenGL,
continha uma linguagem de script que ajudou a sua
popularização, também incluía um sistema de cliente-servidor.
Unreal Engine 2
Lançado
em 2002,
seu primeiro jogo foi America's
Army, teve seu código de renderização totalmente reescrito,
adicionou suporte para Dreamcast, PlayStation 2, GameCube e Xbox, física de veículos e física de ragdoll.
Unreal Engine 3
Lançado
em 2005,
seu primeiro jogo foi Gears of War, contém suporte para PlayStation 3, Xbox 360 e Wii conteve uma
grande adição de efeitos gráficos e outros recursos devido as várias parcerias
feitas pela Epic, como por exemplo, o recurso da NVidia chamado PhysX.
Unreal Engine 4
Em 17 de
agosto de 2005, Mark Rein, vice-presidente da Epic Games,
revelou que o motor Unreal Engine 4 estava em desenvolvimento desde 2003. Até
a metade de 2008, o desenvolvimento foi feito exclusivamente por Tim Sweeney, fundador e
diretor técnico da Epic Games. O motor visa a oitava geração de consoles,
PCs e dispositivos Android baseados na série Tegra K1, anunciados
em janeiro de 2014 na feira CES.
Em fevereiro
de 2012, Mark Rein disse que "as pessoas ficarão chocadas quando virem o
Unreal Engine 4, ainda neste ano". O Unreal Engine 4 foi revelado
para um limitado número de participantes na feira Game Developers Conference de 2012,[13] e
o vídeo do motor sendo demonstrado pelo desenvolvedor Alan "Talisman"
Willard foi lançado em 7 de junho de 2012 via GameTrailers
TV. Essa demonstração foi executada em um computador com um trio de
placas de vídeo GeForce GTX 580 (tri SLI) e pode ser executada em um
computador com uma placa GeForce GTX 680.
Uma das
principais novidades planejadas para o UE4 seria a iluminação global
utilizando voxel cone tracing,
eliminando a iluminação pré-renderizada.Entretanto, essa característica foi
substituída por um algoritmo similar, mas que consome menos recursos do
computador.O UE4 também inclui novas características para desenvolvedores, a
fim de reduzir o tempo de iteração,
além de permitir a atualização do código C++ enquanto
o motor está em funcionamento. O novo sistema de scripting visual, o
"Blueprint" (sucessor do "Kismet", utilizado no UE3),
permite um desenvolvimento mais rápido da lógica dos jogos usando C++. O
resultado é a redução do tempo de iteração e uma menor distância entre artistas
técnicos, designers e programadores.
"[Em
motores antigos], se você quisesse mudar a relação entre o dano de sua arma e
quanto tempo irá demorar para matar uma criatura, você levaria alguns dias no
processo de iteração, pois você tem que gastar um monte de tempo esperando
para efetuar uma compilação do cenário, talvez 15 minutos ou mais, e depois
jogar, chegar ao ponto que você quer testar, testar, sair do jogo, modificar,
compilar novamente. Agora, tudo isso pode ser feito muito rapidamente com as
ferramentas, é 'Fazer a mudança, jogar, quando compilar, sair, atirar no cara,
e depois apertar escape, fazer a mudança, jogar'. O processo de iteração
diminui para 30 segundos em vez de 15 minutos."
Em 19 de
março de 2014, na feira Game Developers Conference, a Epic Games
abriu o Unreal Engine 4 para o mundo, lançando todas as suas ferramentas de
tecnologia de ponta, características e suporte ao código C++ para
desenvolvimento por meio de um modelo de assinatura. Os desenvolvedores podem
assinar o UE4 para PC, Mac, iOS e Android pelo
valor de US$19 por mês, mais 5% da receita bruta arrecadada por produtos que
utilizam o UE4. O CEO e fundador da Epic Games, Tim Sweeney, disse que o
novo modelo de negócios é um reflexo das mudanças na indústria. A Epic Games
tradicionalmente desenvolveu o motor Unreal para grandes times de
desenvolvimento de jogos AAA, pelo custo de milhões de dólares. Mas a indústria
evoluiu e a Epic teve que "repensar seriamente nosso negócio como um todo
sobre a forma como tornamos o motor disponível para equipes." "Observando
a nova forma da indústria hoje, nós percebemos que era uma ferramenta
antiquada", disse Sweeney. "Vendo as possibilidades para o motor, nós
começamos a pensar: 'Como podemos tornar o motor disponível para mais
pessoas?'". De acordo com a página do Unreal Engine, assinantes do
motor podem cancelar ou renovar sua licença a qualquer momento. Eles serão
capazes de manter acesso a ferramentas do UE4, mas não receberão acesso a
futuros lançamentos do motor.
Em 3 de
setembro de 2014, a Epic Games lançou o Mercado do Unreal Engine, permitindo
aos assinantes do UE4 comprarem e venderem conteúdos criados pela comunidade de
todas as formas e tamanhos. Além
de todos os conteúdos anteriormente gratuitos, o novo mercado foi lançado com
uma variedade de pacotes, incluindo ambientes em escala natural, acessórios,
personagens, sons, materiais, malhas animadas, códigos C++ e diversos outros
tipos de pacotes, como demonstrações gratuitas e tutoriais.
Em 4 de
setembro de 2014, a Epic lançou o Unreal Engine 4 para escolas e universidades
gratuitamente, incluindo cópias pessoais para estudantes matriculados em
desenvolvimento de jogos digitais, ciências da computação, arte, arquitetura,
simulação e programas de visualização.
Em 19 de
maio de 2015, a Epic Games junto com a Yanim Studio anunciaram o jogo Red
Goddess: Inner World lançado exclusivamente para os consoles de mesa da nova
geração e PC, a empresa constatou que o jogo não será lançado para o PS3 pelo
fato da Unreal Engine 4 não ser suportada neste console, porem o mesmo será
lançado para o Wii U recebendo exatamente a mesma versão dos outros console
desmentindo o rumor de que o Wii U não era capaz de suportar a Unreal Engine 4.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Unreal_Engine

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